Páginas

Bem Vindo. Juntos tornaremos o melhor site de entretenimento e conhecimento do mundo motorizado. Estamos juntos.

03/04/13

0

ESPECIAL FAFE RALLY SPRINT 2013

Acessos e Zonas de Espetáculo

ZE 1 – “Monte do Marco”
Descrição: Esta Z.E. começa imediatamente após a partida e estende-se até ao Km 1,54.É uma zona bastante rápida mas interrompida por uma “chicane” natural ao km 0,57. Devido ao relevo e à ausência de talude de proteção do lado esquerdo da prova, os espectadores apenas estarão seguros nos espaços elevados do lado direito da prova. São 4 zonas espetáculo, mas esta é a ZE com mais espaço disponível para estacionamento nas imediações
Acessos: O acesso a esta ZE deve fazer-se, a partir de Fafe, pela EN 206 na direcção nascente até ao Km 63,4 da EN206 no lugar de Lameira onde se vira à esquerda. Segue-semais 600 m pelo alcatrão até encontrar uma estrada em terra também à esquerda. A partir daqui, ao longo dos 3800 m que o separam da ZE encontrará espaços para estacionar nas bases planas dos 11 aerogeradores a instalados e,nos respetivos acessos, deve estacionar ordenadamente no sentido de saída.



 ZE 2 – “Salto de Pereira”

Descrição: Esta zona começa logo após a capelinha situada no km 2,13 da PEC. E estende-se até 150 metros depois do primeiro dos dois saltos que a prova oferece. Nos primeiros metros da ZE podeassistir-se, do lado direito no sentido da prova, à passagem dos concorrentes numa zona bastante rápida. Depois, sempre a subir, a estrada vai ficando cada vez mais estreita até ao famoso salto situado perto da Casa do Penedo.
Acessos: Só existe um acesso a esta ZE. Faz-se, saindo de Fafe pela EN 206 na direção de Arco de Baúlhe. 15 km depois, no centro de Gandarela, seguir pela esquerda mais 2 km até S. Clemente deBasto e pela estrada principal mais 3 Km até ao lugar de Pereira onde encontrará um entroncamento. Se seguir pela direita terá perto a Z.E. “Salto de Pereira” e, pela esquerda, a Z.E. Monte do Marco.



ZE 3 – “Confurco”
Descrição: Na zona espetáculo “Confurco” é possível assistir à prova num dos locais mais famosos e apreciados pelos amantes dos rallyes. Refere-se ao local onde a estrada municipal que a prova percorre atravessa a estrada nacional 311. A aproximação ao alcatrão faz-se a descer num encadeado de curvas mais lentasaté duas direitas abertas que antecedem uma reta de 100 metros com final largo que permite entrar bem depressa nos 50 metros dealcatrão liso mas sujo devido à passagem dos primeiros automóveis. A saída para a terra é lenta e permite iniciar uma nova subida emaceleração. É um espaço completamente aberto, e aos espectadores é quase sempre possível assistir a uma extensão considerável do percurso. Além disso, esta zonaespetáculo sofreu intervenções para albergar ainda mais espectadores dentro dos locais designados para o efeito. Criaram-se condições que permitem obter, novamente, imagens fantásticas num ambiente único.
Acessos: O acesso a esta ZE só poderá ser feito através da EN 311 mas, infelizmente, não existem parques disponíveis nas imediações. Partindo de Fafe, devem seguir a EN durante 11 Km na direção de Cabeceiras de Basto e estacionar de acordo com as indicações das autoridades.


ZE 4 – “Salto da Pedra Sentada”
Descrição: Esta zona espetáculo foi criada para permitir aos espectadores assistirem em segurança ao segundo dos dois saltos. Trata-se de um salto seguido de uma descida para uma curva À direita que antecede a reta final da prova. A inclinação da estrada permite “saltos em comprimento” aos concorrentes mais corajosos e deliciar os espectadores com bons momentos de rallyes. Tal como na ZE1, também aqui existe muito espaço para estacionar nas bases dos aerogeradores, pertencentes ao primeiro parque eólico, instalados também nas imediações desta zona espetáculo.
Acessos: O acesso faz-se pela EM614. A ZE 4 dista de Fafe 10 Km e devem seguir-se as indicações Lagoa, Rossas ou Vieira do Minho via EM614. Mas, esta mesma estrada, será também utilizada pelos concorrentes para regressarem após cada uma das 3 passagens, aoparque de assistência. O trânsito e o estacionamento naEM 614 estarão, por isso, muito condicionados. A norte de Lagoa existe um segundo parque eólico que oferece também bastante espaço para estacionar. Acessos alternativos à EM614 para chegarem ao lado norte da povoação de Lagoa: Acesso 1 à Zona espetáculo 4 “Salto da pedra sentada”) abandonar a EM614 após Medelo, seguindo à esquerda, para Queimadela durante 5Km pela EM612. Na igreja de Queimadela, seguir à direita até um entroncamento em Calções. Aqui, deve seguir em frente para Felgueiras e não à direita para Cheda. A estrada é boa mas não aparece nos mapas. Em Felgueiras seguir as indicações até Lagoa por Gontim.



Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar !!!

Enviar um comentário